Eu sei. lidar com uma já é difícil, imagine com 05 delas.
Mas, conhecer já é um passo importante para se cuidar.
Aqui eu descrevo de maneira bem breve alguns pontos relevantes desses 05 tipos de ansiedade que menciono.
Vamos la!?
ANSIEDADE NORMAL
É aquela que todos nós sentimos. E essa é importante para o nosso dia a dia. Ela nos impulsiona, nos motiva, nos mostra o que é importante, nos faz planejar e tomar cuidado com o que é realmente necessário. Ela aparece só quando é preciso, e passa quando já não é necessária.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
Ela tem como característica principal a presença de uma preocupação excessiva sobre as coisas, não permitindo que a pessoa consiga relaxar com facilidade. A presença de raiva e irritabilidade constante também são presentes com frequência.
TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL
Quando participar de situações que envolvam outras pessoas se torna muito difícil. A sensação de estar sendo, ou poder ser criticado, avaliado ou observado por outras pessoas gera não só insegurança, vergonha e muita timidez, mais uma ansiedade muito intensa.
TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
Tem como fator a presença de pensamentos intrusivos para a pessoa, ou seja, pensamentos sobre temas que geram muito desconforto. Em resposta a eles, a pessoa cria algumas estratégias, "rituais", que acabam comprometendo as tarefas do dia de diversas maneiras, e tudo isso acaba trazendo muito sofrimento para a pessoa.
TRANSTORNO DE PANICO
"Um medo que aparece do nada" , "Achei que estava tendo um treco" - Geralmente descrito assim pelos meus pacientes. Esses ataques geralmente trazendo insegurança, para não dizer pavor, de um novo ataque, o que acaba fazendo muitas vezes que a pessoa "viva" com medo de passar por aquele evento novamente.
É claro que aqui eu descrevo para você de maneira bem resumida sobre cada um desses "tipos" de ansiedade.
O mais importante é entender que, independente se você se identificou com alguns desses casos, é importante ficar atento e buscar ajuda profissional para entender melhor o que se passa e como lidar melhor com essas questões.
Mas conta aqui no comentário - como geralmente você "sente" e "lida" com sua ansiedade? Tem alguma dúvida sobre ela?
Fique bem. Um forte abraço!
Ricardo Bergamasco
Psicólogo CRP 06/106590
Comments