top of page

06 Hábitos que geram Ansiedade

Ricardo Bergamasco

Uma coisa que sempre vejo com meus pacientes já de início são seus hábitos. Uma rotina corrida e não saudável pode ser responsável por alguns que contribuem para o excesso de ansiedade.


Por isso listei 06 hábitos que vejo chegar em minhas consultas e que você deve evitar:


🔸 1 – Falta de rotina

Parece algo simples, mas quando não planejamos nosso dia ficamos perdidos e a falta de organização acaba trazendo desânimo e procrastinação, aumentando a ansiedade.


Muitas vezes o paciente já tem essa falta desde a infância, ou seja, não se dá conta como pode estar sendo prejudicial.


Dentro da rotina podemos aumentar as chances de incluir hábitos saudáveis, além da "sensação de previsibilidade" de algumas ações ou momentos do dia, o que ajuda a cuidar um pouco da insegurança (que muitas vezes acaba sendo combustível para a ansiedade).



🔸 2 – Má alimentação

Uma má alimentação resulta em problemas físicos e mentais. Pegue leve no café, pois ele é muito estimulante para o sistema nervoso e enfatiza a ansiedade.


E pegar leve não significa que você tem que parar de tomar de uma hora para outra, mas vale a pena se perguntar como é esse hábito alimentar para você. O mesmo vale para alimentos muito calóricos ou industrializados.


Outra coisa - má alimentação não é apenas comer mal, mas não “aproveitar e respeitar” o “momento” de se alimentar, e também não significa que você tem que fazer dieta. Muitas vezes adequar a sua rotina e se alimentar de comidas mais saudáveis já ajuda e muito em muitos casos.



🔸 3 – Dormir mal

Uma noite mal dormida nos faz acordar desanimados, ansiosos e cansados. Assim, nos sentimos improdutivos e isso gera estresse e frustração.


Um bom dia começa com uma boa noite de sono.

Se não tem isso por muitas vezes e muitos dias seguidos, ligue seu sinal de alerta;



🔸 4 – Uso excessivo do celular

O uso de forma excessiva do celular nas redes sociais nos gera ansiedade.


Faça um teste, tire uma parte do seu dia ou um final de semana para ficar desconectado das redes sociais e veja o resultado.



🔸 5 – Comparações

A maioria dos pacientes que fazem isso não percebem que o fazem de modo frequente e não assertivo.


A comparação mexe com muitos sentimentos relacionados a nós mesmos como frustração, fracasso, desanimação… e isso gera ansiedade de querer aquilo que não temos, ou de não estar onde gostaríamos de estar.



🔸 6 – Agenda cheia, mas sem tempo para você mesmo

Não adianta nada lotar todos os minutos do dia com atividades e esquecer de reservar um momento para cuidar de si mesmo.


Este nível de estresse não é sustentável. Descansar, passear, se distrair não são "coisas inúteis" ou "perda de tempo" (infelizmente há muitas pessoas que pensam dessa forma). Parar para descansar tem sua importância e função.


Coloque você como prioridade.





Gostou das dicas? Então tente começar a mudar estes hábitos hoje mesmo e compartilhe esse conteúdo com alguém especial.


Aproveite e siga o meu perfil do instagram @ricardobergamasco.psi



Ricardo Bergamasco

Atendimento Clínico Presencial e Online Psicólogo CRP 06/106590


Comments


bottom of page