ANSIEDADE! Você SOFRE com ela!?
É uma luta diária para muitos, e mesmo assim é possível ver histórias de pessoas que ainda escutam comentários como:
* Ansiedade é frescura; * “Se preocupa tanto e a toa!”; * "É exagero!"; * "Gosta de ficar indo no médico!"
E enfrentar tudo isso acaba sendo outra luta para a pessoa que sofre com a ansiedade e preocupações intensas do dia a dia.
A ansiedade é uma das maiores responsáveis de afastamento do trabalho entre os problemas emocionais, além de pesquisas indicarem que 9,3% dos brasileiros sofrem do Transtorno de ansiedade.
Mesmo assim, infelizmente, muitas pessoas não levam a sério essa dor, e muitas pessoas que sofrem de ansiedade acabam sendo diminuídas ou não levadas a sério.
Mas, é importante entender que quem sofre de ansiedade tem que levar a SÉRIO A PRÓPRIA ANSIEDADE. Compreender que não é um estilo de vida, e que não precisa ser um modo de perceber o mundo de maneira imutável.
A ansiedade não tem uma cura, até porque é uma emoção como a alegria e a tristeza, mas ela tem o seu controle e que pode ser aprendido. Para ter esse controle, 08 pontos são importantes para serem aprendidos como:
* Compreender como ela se manifesta; * O que você já faz que ameniza ela; * O que você faz e aumenta a ansiedade; * Quais hábitos bons ajudam você no controle; * Quais os maus hábitos que atrapalham; * Quais pensamentos e outras emoções estão também envolvidos; * Ter estratégias para lidar com ela em sua intensidade máxima; * Ter estratégias para não deixa-la "dominar a situação";
O transtorno NÃO se resolve sozinho ou só com medicação, e por isso é sempre importante procurar ajuda especializada quando ela vem a prejudicar a vida pessoal e profissional. A psicoterapia é um espaço para se aprender esse controle.
Fica a reflexão.
E para você, como é cuidar da sua Ansiedade? O que você faz para cuidar da sua? Comente ai embaixo nos comentário.
Comentarios