top of page

Escolha X Incerteza - Como Equilibrar?

Ricardo Bergamasco

Escolhas X Incerteza = É uma combinação que assusta qualquer pessoa.


Eu digo assusta, mas para muitas pessoas é um sofrimento imenso fazer uma escolha em um cenário que não dá a certeza de nada.


Temos que fazer escolhas no trabalho, no nosso negócio, nos estudos, qual faculdade, qual curso, qual atividade a ser feita primeiro, nos relacionamentos... Nossa vida, nosso dia, são tomadas de decisões uma após a outra.

A ansiedade é só a ponta do iceberg, porque ela acaba sendo muito o reflexo da insegurança que sentimos, do medo de falhar, do que os "outros" podem pensar, ou mesmo o que você mesmo vai achar de você, como vai se culpar e se lamentar se a escolha não for 100% assertiva.



E outros reflexos por conta de todo esse movimento vão surgindo. Um exemplo é procrastinar a tomada de decisão em fazer a escolha, outro pode ser realizar uma escolha sem nem pensar direito, e frequentemente essas coisas abalam o emocional, aumentando a ansiedade a níveis altíssimos para muitas pessoas.


O que nos leva ao estresse, noites mal dormidas, tensão muscular, irritabilidade constante, uma mente agitada e alerta, e por aí vai.


Por mais que uma escolha possa ser racional, o emocional sempre está envolvido. E é importante entender como lidar com escolhas incertas de maneira saudável, que não comprometa a nossa saúde a longo prazo.


É claro que há escolhas mais significativas e que geram grandes mudanças, e quanto maior isso maior podem ser as preocupações de um cenário incerto.


No entanto é imprescindível aprender a lidar com as incertezas, ter preocupações produtivas, ter ferramentas para gerenciar o estresse de maneira adequada, "ativar o modo" de resoluções de problemas, saber o momento de "pausar", relaxar e refletir, até para que isso possa contribuir para realizar uma escolha assertiva.


Em meus atendimentos recebo muitas pessoas que, além da dificuldade de lidarem com as incertezas e tomada de decisão, chegam sem saber como gerenciar a ansiedade nesses aspectos, além de terem dificuldades em colocar as ferramentas descritas no parágrafo anterior, mas a terapia é um lugar de aprendizado para tudo isso.


Sempre é possível lidar com as coisas de maneira diferente, ter resultados mais satisfatórios, “levar” as coisas de maneira mais leve e tranquila, por mais incerteza que possa estar envolvida.


Não há uma “receita de bolo” a ser seguida para lidar com cenários de escolhas e incertezas, mas qualquer um pode aprender a gerenciar as emoções nessas situações e fazer escolhas mais assertivas.


Mas, e você? Como você costuma lidar com as incertezas do seu dia a dia? Por mais que você tenha muitas preocupações, como você as vem gerenciando? Você acha que isso hoje reflete na sua saúde de alguma maneira?


Curta e Compartilhe com quem precisa.

Fique bem!


Ricardo Bergamasco

Psicólogo CRP 06/106590

Comments


bottom of page